Calendário

Março 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto de extensão promove campanha para arrecadar calcinhas para puérperas em situação de vulnerabilidade

caixa eeufmgO projeto de extensão “Articulação ensino serviço para a promoção da saúde da comunidade atendida na maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves”, coordenado pela professora Torcata Amorim, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, está promovendo uma campanha para arrecadar calcinhas para as puérperas do Hospital Risoleta Tolentino Neves em situação de vulnerabilidade ou que não levaram a bolsa para a maternidade.

As calcinhas devem ser novas, largas/altas para acomodar o absorvente pós-parto e nos tamanhos P, M, G ou GG. Poderão ser depositadas até 19 de dezembro, na caixa localizada no hall de entrada da Unidade (Avenida Professor Alfredo Balena, 190, campus Saúde).

De acordo com a professora Torcata, o projeto de extensão visa o desenvolvimento de atividades de assistência, educação continuada, pesquisa e promoção da saúde das gestantes, parturientes e puérperas internadas no hospital. “A campanha “Doe uma calcinha” contribui com a qualidade da assistência prestada, uma vez que após o parto, as puérperas precisam usar absorvente maior para “receber” os lóquios (sangramento fisiógico após o parto vaginal ou cesárea).

A professora explica, ainda, que assim que possível, após o parto vaginal e a cirurgia cesariana, as puérperas são encaminhadas ao banho, vestem uma camisola limpa e usam o absorvente pós-parto. Em seguida são encaminhadas ao leito para descansar. “Este momento é muito importante para o seu bem-estar e recuperação. Estas medidas contribuem não somente com a sua recuperação no puerpério, como também com a interação e condições de cuidar do recém-nascido e amamentar. Sendo assim, usar uma calcinha confortável e que acomode o absorvente pós-parto, contribuirá com o seu descanso e bem-estar neste momento de puerpério imediato”, enfatiza.