Calendário

Março 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Área de Lazer tem nomenclatura alterada para “Espaço Marcos Barbosa”

No dia 25 de novembro, foi realizado, na Escola de Enfermagem da UFMG, o descerramento da placa em homenagem servidor técnico-administrativo chefe da Seção de Infraestrutura da Escola de Enfermagem da UFMG, Marcos Barbosa, que morreu em abril de 2021, aos 72 anos. A Área de Lazer teve a nomenclatura alterada para "Espaço Marcos Barbosa", conforme aprovado pela Egrégia Congregação em 10 de junho de 2021. É uma homenagem à ele, que dedicou mais de 40 anos à EEUFMG. Docentes, professoras eméritas, ex-diretoras, servidores técnico-administrativos, funcionários e familiares participaram do evento.


espaço marcos 1As diretoras, professoras Sônia Soares e Simone Cardoso fizeram o descerramento da placa 

Em seu discurso, emocionada, a diretora da Escola, professora Sônia Maria Soares destacou a importância de cultivar e resgatar os ensinamentos e legado deixados pelo Marcos Barbosa. Ela lembrou que a Área de Lazer é o espaço que ele mais gostava da Escola, onde cultivava amigos, com conversas acolhedoras. “Na placa, colocamos os dizeres Espaço Marcos Barbosa, nosso querido guardião da Escola de Enfermagem da UFMG. Guardião, aquele que protege os valores, as pessoas e guarda a essência de uma instituição como a nossa. É isso que ele representa. Amigo, parceiro e companheiro. Não era somente servidor técnico-administrativo, mas também uma pessoa que tinha o prazer de cuidar da nossa Escola e de todos nós de forma magnífica. Disponibilidade, dedicação extrema, compromisso e capacidade de servir, estava sempre a disposição ao que a Escola exigia em diferentes momentos. Esse é o legado que ele deixou com sua experiência de vida e superação”, enfatizou.

placa sr marcosDaliane de Paula Barbosa Ferreira , filha do Marcos, afirmou que é muito significativo para a família que um dos espaços prediletos do Marcos receba seu nome. “É uma forma de eternizar a relação de 42 anos de tanto afeto com a Escola de Enfermagem como também que sua função de guardião não tenha fim, afinal nunca foi o seu desejo se aposentar. Um espaço destinado ao lazer tem enquanto função facilitar que ao se reunirem pessoas desfrutem de encontros, sorrisos largos e abraços apertados que nutrem os corações e gerem boas histórias. Se fosse possível reunir todos esses adjetivos e resumi-los em apenas uma palavra a escolha mais acertada seria Marcos Barbosa. Foi assim como celebração que traz alegrias e histórias inesquecíveis que a existência do meu pai marcou tantas pessoas enquanto permaneceu como servidor da instituição. A homenagem reverencia seu legado e somos gratos por isso”, ressaltou.