Hospital das Clínicas da UFMG oferece curso gratuito de cuidador de idosos com 10 mil vagas

O Brasil está vivenciando um envelhecimento rápido da sua população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o volume de pessoas com mais de 60 anos no país triplicará até 2050, atingindo a marca de 64 milhões. Diante desse cenário, torna-se fundamental voltar o olhar para o cuidador de idosos, profissional treinado para garantir o bem-estar e a qualidade de vida desse público que demanda cuidados tão específicos.

Para auxiliar na formação desses profissionais, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lança no mês em que se comemora o Dia do Idoso, celebrado no último sábado (1º), o curso na modalidade ensino à distância (EAD) “Fundamentos do Cuidado com o Idoso Frágil: Programa Cuidador de Idosos”, uma parceria com a Fundação Unimed e o Ministério Público de Minas Gerais. As inscrições estarão abertas a partir do dia 21 de outubro de 2016 neste link.

É o primeiro curso do tipo no Brasil na modalidade EAD. Totalmente gratuita, a capacitação terá carga horária de 60 horas, divididas em 16 unidades de aprendizagem, tutoria, fóruns, chats e palestras. As videoaulas foram gravadas no HC-UFMG e contaram com a participação de profissionais e de pacientes do hospital.

A meta é capacitar cerca de 10 mil cuidadores familiares e não familiares, tornando-os aptos para o cuidado integral a idosos frágeis e dependentes. “O foco é tanto o cuidador familiar quanto o profissional. A estimativa, hoje, é de 28 milhões de idosos no Brasil. Por ano, entram na velhice de 700 a 1 milhão de idosos. É uma população que está crescendo de forma rápida. As políticas públicas não estão preparadas para esse novo fenômeno demográfico”, afirma o coordenador do Ambulatório de Geriatria do HC-UFMG e do curso de EAD, o médico geriatra Edgar Nunes de Moraes.

Ainda segundo o médico, o cuidado com o idoso fica cada vez mais intenso com o avançar da fragilidade. “Não é raro filhos e filhas que deixam de trabalhar para cuidar dos seus pais. Porém, lidar com o idoso frágil exige muita técnica e uma formação específica. Cuidar de mau jeito pode até atrapalhar”, assegura.

O fluxo de entrada no curso será contínuo e o aluno terá 3 meses para concluí-lo a partir do momento da inscrição. Não há pré-requisito para participar. Todos que se inscreverem terão acesso gratuito ao Kit Cuidador de Idosos Frágeis, que inclui o livro “Guia Prático: Fundamentos do Cuidado com o Idoso Frágil” e a Guia de Saúde do Idoso, de autoria do geriatra Edgar Nunes de Moraes e da enfermeira gerontóloga do HC-UFMG, Raquel Souza Azevedo.