Estudantes do curso de Enfermagem realizaram visita técnica no Programa Vila Viva

Nos dias 23 e 30 de maio, os alunos do 1º período do curso de graduação em Enfermagem realizaram visita técnica no Programa Vila Viva, conjunto habitacional localizado no Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro-Sul, coordenado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) da Prefeitura de Belo Horizonte. Acompanhada pela coordenadora do Programa Alessandra Duarte e sua equipe, a visita teve como objetivo aproximar o conteúdo teórico da disciplina Saúde Coletiva com a prática para que os alunos pudessem vivenciar as políticas públicas na sua efetividade e as transformações que possibilitam na vida dos indivíduos, famílias e coletividade.

A atividade educacional foi coordenada pela professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG com colaboração dos alunos de doutorado Edmar Ribeiro e de pós-doutorado Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá.

Vila Viva A coordenadora da Urbel Alexandra Duarte e sua equipe, a Pós-Doutoranda Ana Carolina Micheletti e os alunos do 1º período do curso de graduação em Enfermagem

A professora Deborah Malta destaca a importância dessa atividade no aprendizado dos alunos. “A visita ao Vila viva representa uma oportunidade dos alunos da Saúde coletiva de conhecer um pouco sobre políticas públicas intersetoriais da prefeitura de BH. Representa uma oportunidade de conhecer a Urbel , todo trabalho que é desenvolvido , a aplicação dos critérios técnicos para definir o plano diretor de vilas e favelas, os critérios para a desocupação do solo, preservação ambiental, o respeito a dignidade humana. O diálogo com a comunidade com as populações que serão reassentadas, na definição de critérios e na busca das melhores das melhores opções para cada família . Uma aula de cidadania. Importante acompanhar os alunos nesse momento e vê-los refletir sobre esta importante da ação inter setorial e como as políticas públicas podem ser justas, aplicar equidade e buscar reduzir as injustiças sociais.”

Para Edmar Ribeiro, a atividade é importante para mostrar o quanto o habitacional, o meio ambiente e a vida social são fundamentais para a saúde coletiva e individual, o que está diretamente relacionado com a melhora da qualidade de vida e de saúde da população. Segundo Ana Carolina Micheletti, a visita representa a possibilidade de reconhecer as relações entre os determinantes sociais e a saúde. “Foi uma oportunidade para que alunos vivenciassem na prática como as condições de moradia, trabalho e educação influenciam na saúde coletiva e na qualidade de vida da população. Além disso, mostra que políticas públicas eficientes são essenciais para assegurar direitos de cidadania e participação social dos atores envolvidos neste cenário”, destacou.

vila viva 2A professora Deborah Malta e os alunos do 1º período do curso de graduação em Enfermagem

De acordo com aluna do 1° período do curso de graduação em Enfermagem Fernanda Alves da Silva Lopes, a visita ao projeto Vila Viva permitiu ver como as políticas públicas de habitação influenciam diretamente na melhoria de vida de pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. “O projeto realizado pela Urbel não só levou moradia às pessoas como também permitiu a melhoria no espaço urbano e social através de seus projetos e atividades internas da Vila Viva. Essa visita é importante, pois demonstra como as condições de moradia atuam como determinante de saúde, por exemplo, ao garantir vias e saneamento básico de qualidade, muitos agravos e possíveis doenças deixam de se desenvolver. Durante a visita entrevistamos uma das moradoras, a Nilda, que relatou que o programa tem sido bom para ela. Dessa forma, a teoria aliada à prática é imprescindível para a plena compreensão dos assuntos ministrados em aula, sendo essencial para a formação do aluno e futuro agente de transformação da saúde”.