Tenda da Saúde está na programação do 'Domingo no campus' no campus Pampulha

No próximo dia 4 de junho, a UFMG recebe as comunidades interna e externa para a 21ª edição do Domingo no campus, das 9h às 13h, no campus Pampulha. A programação é dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas ao ar livre, em diversos pontos da campus.

Oficinas, aula de forró, passeio com cães, yoga, jogos, brincadeiras, ensaio fotográfico, caminhada e feira de adoção de animais são algumas das cerca de 30 atrações programadas para os públicos de todas as idades.

Tenda da saúde Itabirito A Escola de Enfermagem da UFMG estará representada por meio da Tenda da Saúde,  projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Básica Solange Cervinho Bicalho Godoy. Durante a atividade, que contará com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina, Farmácia e Fisioterapia, serão realizadas estações com aferição da glicemia, orientações sobre diabetes, hábitos de vida; aferição da pressão arterial, orientações sobre hipertensão; saúde da mulher, anatomia feminina, autoconhecimento, métodos contraceptivos, câncer de mama e exame de Papanicolau; saúde do homem, anatomia masculina e importância do controle médico para prevenção do câncer de próstata; saúde mental, álcool e drogas, hábitos de consumo de bebidas e drogas, orientações sobre o consumo consciente e apoio para os usuários que possuíam alguma dependência; orientações acerca da interação medicamentosa; orientações sobre câncer de pele; orientações sobre a importância do sono para manutenção da saúde; orientações acerca da imunização.

Conscientização e recreação
Na avenida Mendes Pimentel, próximo à Faculdade de Letras, serão ministradas as oficinas Programa Estação Ecológica e Prevenção a incêndios florestais.

Em frente ao prédio da Fafich, ocorrerá uma dinâmica sobre Roda de capoeira e educação antirracista. Nas imediações, outras rodas de conversas abordarão os temas Qualidade de vida, meio ambiente e bem-estar; Alimentação, saúde e meio ambiente, Segurança dos alimentos e redução do desperdício. No local, o público também poderá visitar o Museu da Matemática e uma feira de adoção de cães e gatos.

O bosque da Escola de Música abrigará o projeto Tô de boa, tô no campus, com brincadeiras, dança, música e esporte, o Circuito de massinhas ComCiências das Minas e o Piquenique musical do Grupo Bambulha. A organização sugere que as pessoas tragam seu lanche, cangas e esteiras para participarem das atividades interativas com os artistas.

Exposição, música e dinâmicas em família
No prédio da Reitoria, poderá ser visitada a exposição Culturas de resistência – Substratos transformadores, que será instalada no saguão. O espaço em frente ao prédio será o local de largada de três atividades: Caminhada no campus, o AUmigos de trilha, com cães, e a Caça ao tesouro em família.

Aulas de yoga e de defesa pessoal para mulheres e pessoas não binárias serão ministradas no gramado próximo à Reitoria. No entorno, ocorrerão as seguintes atividades: Tabuleiro acessível; Xadrez – integrando pessoas com a vida e Oficina de origami.

No mesmo ponto, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) promoverá a sessão de fotos Mãe é pra brilhar, com direito à produção com maquiagem e cenários montados especialmente para o registro. A Tenda da saúde, atividade do projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde, e o programa Envelhecimento ativo também acolherão os presentes no local, gratuitamente.

Na Praça de Serviços ocorrerão a Praça de Astronomia da FaE, a Feira Agroecológica e a Oficina de forró Picaderró.

O acesso por veículos particulares ao campus Pampulha poderá ser feito pelas portarias das avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram. É permitido estacionar livremente dentro do campus.

Outras informações estão disponíveis no site e Instagram da Proex e no Facebook do evento.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)