Simpósio discute educação popular em saúde e dinâmicas no território urbano

simposio educação em saudeNa última quarta-feira, 31 de maio, foi realizado n o auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG o "I Simpósio de Educação Popular em Saúde e Dinâmicas no Território Urbano". O evento, coordenado pelo professor do Departamento de Enfermagem Aplicada, José Renato Gatto Júnior, e co-coordenado pelo aluno de graduação em Enfermagem, Leonardo Fernandes Ruiz Diaz, reuniu estudantes da graduação e pós-graduação, profissionais de saúde, docentes e representantes de bairros e coletivos.

Com o objetivo de discutir a importância da Educação Popular em Saúde e suas aplicações no contexto urbano, o simpósio proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. A Educação Popular em Saúde, como abordada durante o evento, busca promover a participação ativa da comunidade na construção de práticas e políticas de saúde, valorizando a participação social e a pluralidade das populações.

O simpósio teve como convidadas a professora Giselle Lima de Freitas, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EEUFMG e a professora Elis Mina Seraya Borde, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina.

Além disso, o evento contou com a presença de representantes de bairros e coletivos, como a gestora do Centro de Vivência Agroecológica (CEVAE) do bairro Coqueiros, Isabel Goes Cupertino, a agente comunitária de saúde Carmen Lúcia de Matos Barcelos, a representante da horta do Espaço Girassol Coqueiros, Geni Bemfica e o representante da horta comunitária Maria Auxiliadora e coordenador da feira de microempreendedores do bairro Coqueiros, Vanderly Barros.

simposio educação em saude Jose RenatoA abertura foi feita pelo professor José Renato, que trouxe reflexões sobre a educação popular em saúde em sua abordagem pedagógica. Em seguida, a professora Giselle Lima apresentou o trabalho de extensão, pesquisa e ensino desenvolvido nas práticas de cuidado às populações em situação de rua. Logo após, a professora Elis Borde abordou a temática da educação popular em saúde no contexto das ocupações urbanas de Belo Horizonte, apresentando o projeto de extensão desenvolvido na Ocupação Pátria Livre, localizada no bairro Pedreira Padro Lopes.

O evento destinou um momento de conversas com os representantes de coletivos atuantes no bairro Coqueiros, que realizaram diversas ações em parceria com o projeto estudantil “Viva Coqueiros” e com o projeto de extensão “Educação Popular em Saúde e Promoção da Saúde no Bairro Coqueiros/BH”, coordenado pelo professor José Renato.

No encerramento, foi exibido, pela primeira vez, o curta-metragem “CEVAE Coqueiros: Um Oásis Sustentável na Cidade”, reforçando a valorização das vozes da comunidade na discussão de políticas de saúde e também na preservação do meio ambiente. O curta tem direção do estudante Leonardo Fernandes Ruiz Diaz e foi elaborado pelo “Viva Coqueiros”, projeto financiado pelas Chamadas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) de 2022.

O aluno Leonardo enfatizou que o simpósio proporcionou um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias e o fortalecimento de redes colaborativas entre os participantes, reforçando a importância das ações de saúde mais efetivas e inclusivas nos distintos territórios urbanos. “A iniciativa de promover um evento que coloca em destaque a Educação Popular em Saúde demonstra o compromisso da Escola de Enfermagem com a formação de profissionais sensíveis às necessidades da comunidade e engajados em promover a equidade e a participação social no âmbito da saúde. Com o sucesso da primeira edição, espera-se que o Simpósio de Educação Popular em Saúde e Dinâmicas no Território Urbano se torne um evento anual, ampliando sua abrangência e promovendo um espaço ainda mais rico de diálogo e troca de conhecimentos entre os diversos atores envolvidos na promoção da saúde urbana”.