Professores e alunos realizam caminhada da prevenção do câncer de mama e ações no Parque Municipal

caminhada1Com o objetivo de compartilhar informações e promover conscientização sobre câncer de mama, professores e membros da Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (LAICCAM) promoveram na tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, a caminhada da prevenção e atividades alusivas ao Outubro Rosa no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no hipercentro de Belo Horizonte.

Durante o evento, circulantes do parque participaram da Blitz saúde, com informações sobre a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; as formas de prevenção do câncer de mama e orientações da necessidade da realização da mamografia de rastreamento a cada dois anos, recomendada para mulheres de 50 a 69 anos. Além disso, foi realizada uma aula de zumba ao ar livre.

A professora Mariana Santos Felisbino Mendes, uma das professoras que coordena as atividades da LAICCAM e organizadora da caminhada juntamente às alunas, afirmou que o movimento Outubro Rosa existe desde a década de 90 com objetivo principal de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. “O tema da campanha de 2016, “Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?” reforça a necessidade de abordar as mulheres, principalmente, sobre a importância de que conheçam suas mamas e fiquem atentas a alterações suspeitas. Além disso, estudos apontam que em torno de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, por isso a proposta da caminhada e do aulão de zumba que promovemos. Outros hábitos positivos seriam alimentação saudável, manutenção do peso adequado e não consumir álcool e tabaco”, enfatizou.

atividadesparqueProfessores e alunos orientaram as pessoas que circulavam no Parque Municipal

A professora disse, ainda, que o objetivo da liga acadêmica é integrar alunos e professoras que têm interesses em comum em uma área especifica da saúde, no intuito de complementar a formação acadêmica, incluindo a realização de ações de promoção da saúde e educação, criando oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da área da saúde. “A realização da caminhada, da Blitz e da aula de zumba ao ar livre cumpriu o seu objetivo de integrar, informar, chamar a atenção para o movimento outubro rosa. Foi uma atividade que saiu dos muros da Escola de Enfermagem e que pode beneficiar a população circulante em geral, incluindo homens, mulheres e suas famílias.

zumbaA aula de zumba também simbolizou a importância da atividade física como forma de prevenção ao câncer de mama

A aluna Mariana Avendanha Victoriano, secretária da LAICCAM, falou sobre a importância dessa atividade. "Enquanto Liga Acadêmica entendemos que nosso compromisso não se resume apenas ao aprofundamento dos conhecimentos teóricos e raciocínio científico, mas também procurar agregar valores a nossa formação acadêmica e pessoal, bem como contribuir com a sociedade. A cada abordagem percebemos que acontecia uma troca de conhecimentos. Encontramos mulheres recém-diagnosticadas, curadas, em tratamento e aquelas que não faziam ideia do que estávamos fazendo. Concluímos que ações como essa são de suma importância para nossa sociedade e que como trabalhadores da saúde e futuras enfermeiras, temos grande carga sobre isso".