Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica- Rede Cegonha promove aula inaugural

rede cegonhaCoordenadores, parceiros, tutores e 19 alunas do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – CEEO II / Rede Cegonha se reuniram na manhã desta sexta-feira, 21 de outubro, para aula inaugural.

A mesa de abertura contou com a presença da vice- diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, coordenador geral do CEEO, professora Kleyde Ventura de Souza; representante do Ministério da Saúde, Eliane Liege; coordenadora do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Torcata Amorim; representante da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras (ABENFO-MG), Sibylle Emilie Vogh; representante do Hospital Sofia Feldman, Izabela Iglesias e da sub-chefe do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, professora Maria Imaculada de Fátima Freitas.

“Este curso faz parte das ações estratégicas do Ministério da Saúde para a mudança da atenção obstétrica no Brasil, assim, ao se comprometerem a frequentá-lo, vocês assumiram esta responsabilidade”, destacou a coordenadora Torcata Amorim, em seu discurso de abertura. Afirmou que a EEUFMG oferece curso de especialização em Enfermagem Obstétrica desde 1999 e, mais recentemente, ofereceu o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. Ela reforçou, ainda, o compromisso de buscar trabalhar sempre com ética, respeito, qualidade e evidências científicas.

A vice-diretora Sônia Soares ressaltou o apoio do Ministério da Saúde e Instituições parceiras e afirmou que é uma honra receber na Escola de Enfermagem enfermeiras de várias cidades de Minas Gerais. “É um momento gratificante, coloco a diretoria à disposição para avançar em mais essa conquista”.

A representante do Ministério da Saúde, Eliane Liege enfatizou que a Escola de Enfermagem da UFMG tem um diferencial, mostrando a capacidade plena e êxito na realização de cursos para melhoria da saúde da mulher. “Temos uma ampla caminhada e precisamos cada vez mais de enfermeiros obstetras para mudar esse modelo de assistência. O trabalho deve ser coletivo para conquistarmos mais espaços”, pontuou.

A coordenadora geral do CEEO, Kleyde Ventura lembrou que este é um projeto nacional, que acontece em rede, sendo oferecido por 20 Instituições Federais de Ensino Superior à 300 trabalhadores/especializandos do Sistema Único de Saúde. Agradeceu o apoio institucional, do Ministério da Saúde e dos parceiros. “Sejam bem-vindas, é um dia de muita alegria. Também queremos aprender com vocês. Melhorem suas práticas e seus locais de trabalho com as competências que vão adquirir neste curso com prazer, responsabilidade e autonomia”, pontuou.

Após a cerimônia de abertura, a tutora Elysângela Dittz Duarte falou sobre as estratégias para atuação da Enfermagem Obstétrica. Ela apresentou o processo de realização do curso e apresentou resultados da experiência da primeira turma do CEEO – Rede Cegonha.“A formação profissional é um caminho para mudança do modelo assistencial. Com o primeiro curso, observamos uma maior inserção de enfermeira obstetra, aumento do número de parto assistidos por estes profissionais e incorporação das práticas que foram adquiridas na formação, como orientação à mulher e sua família e a qualificação da assistência no processo de parturição e nascimento”, enfatizou.