Divulgado resultado do Enem 2016; nota será usada pelo Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 18, o resultado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas podem ser consultadas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A informação foi apresentada em entrevista coletiva, no MEC, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, pela secretária executiva do Ministério, Maria Helena Guimarães Castro, e por Maria Inês Fini, presidente do Inep, órgão responsável pelo exame.

O resultado do Enem é utilizado como critério de ingresso na UFMG e em outras 130 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Juntas, elas oferecerão 238 mil vagas.

Seleção única
Os candidatos devem ficar atentos, pois neste ano a UFMG voltará a preencher todas as vagas de seus cursos de graduação em uma única edição do Sisu. Assim, até mesmo os estudantes que serão convocados para iniciar os estudos apenas no segundo semestre devem se inscrever no edital Sisu 2017/1, já que a segunda edição anual do Sistema não selecionará alunos para a UFMG.

Os candidatos que preencherão as 6.279 vagas da UFMG, com ingresso nos dois períodos letivos de 2017, farão o registro acadêmico em datas que ainda serão divulgadas, sendo posteriormente convocados para apresentação dos documentos. Todas as instruções para esse procedimento serão divulgadas na página Sisu/UFMG.

Notas por área
Considerada a média total, nesta edição do Enem, os participantes obtiveram as maiores médias em ciências humanas e suas tecnologias (533,5), em linguagens e códigos e suas tecnologias (520,5), matemática e suas tecnologias (489,5) e ciências da natureza e suas tecnologias (477,1).

A média dos concluintes – participantes que terminaram o ensino médio em 2016 – foi ligeiramente superior, mas manteve a ordem de dificuldade. A maior média também foi obtida em ciências humanas e suas tecnologias (536), linguagens e códigos e suas tecnologias (523,1), matemática e suas tecnologias (493,9) e ciências da natureza e suas tecnologias (482,3).

A maior nota do Enem de 2016 foi registrada em matemática e suas tecnologias (991,5); a mais baixa, em linguagens e códigos e suas tecnologias (287,5). Mais análises dos resultados estão disponíveis na página do MEC.

(Com Assessoria de Comunicação Social do MEC)