Calendário

Dezembro 2016
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica debate sobre as diferentes maneiras de envelhecer

Banner JBEG 300x200A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional promove, no período de 12 a 14 de julho de 2017, na Escola de Engenharia da UFMG, no Campus Pampulha, a “11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (11ª JBEG)” que tem como tema central “Diferentes maneiras de envelhecer: experiências e perspectivas para a Enfermagem”. O evento é realizado pela ABEn Seção Minas Gerais que é presidida pela professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, Livia Cozer Montenegro.


Os principais objetivos da jornada são congregar profissionais e pessoas interessadas no tema para discutir o processo de envelhecimento, velhice e o idoso no Brasil, com ênfase nas diferentes maneiras de envelhecer e as perspectivas para a Enfermagem; debater as contribuições da enfermagem no processo de organização e articulação das políticas públicas e das redes de atenção à pessoa idosa; discutir e estabelecer as prioridades de ensino e pesquisa no âmbito da enfermagem geriátrica e gerontológica; promover o compartilhamento de experiências de cuidado à pessoa idosa em diferentes cenários e por diferentes atores.

De acordo com Livia Cozer, a programação está organizada em cinco eixos que darão sustentação ao tema central da jornada: o cuidado de enfermagem e as diferentes maneiras de envelhecer; políticas públicas e redes de atenção à pessoa idosa; tecnologias sociais inovadoras: perspectivas para o cuidado à pessoa idosa; formação para o cuidado gerontológico e a articulação ensino-serviço-comunidade e produção do conhecimento e experiências nas práticas da residência em saúde do idoso. Além da professora Lívia, diversos professores e alunos da Escola de Enfermagem da UFMG fazem parte da comissão organizadora do evento, que tem a vice-diretora, professora Sônia Maria Soares, como coordenadora local da comissão executiva.

O prazo para a submissão de trabalhos científicos é até o dia 22 de maio, a divulgação dos trabalhos aceitos será feita no dia 10 de junho. Podem ser apresentados  relatos de experiências nos serviços de saúde ou comunidade, projetos de intervenção, pesquisas, extensão; resultados de pesquisas de trabalhos de final de curso (TCC); cursos de especialização, dissertação de mestrado, doutorado e outras pesquisas científicas. Confira aqui as as normas. As inscrições para o evento podem ser feitas neste site.