Abertas inscrições para o 4º Congresso Nacional da Saúde

4º Congresso Nacional de Saúde Facebook 231x300Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos e participação como ouvintes no 4º Congresso Nacional de Saúde, que será realizado do dia 28 a 30 de agosto de 2017. O Congresso é promovido pela Faculdade de Medicina da UFMG, e esta edição tem como tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”.

As inscrições feitas até o dia 2 de junho têm desconto no pagamento, variando de R$40, para estudantes e funcionários da UFMG, a R$300, para profissionais de outras instituições.

Este ano, a exibição e apresentação dos trabalhos serão feitas no formato de e-poster. Os 20 trabalhos com a melhor classificação, sendo cinco por eixo, serão selecionados para apresentação oral. As relações de e-pôsteres aprovados para exposição e para apresentação oral serão divulgadas no site do Congresso no dia 14 de agosto de 2017.

O Congresso Nacional de Saúde é direcionado a um público multidisciplinar, composto de profissionais de diversas áreas da Saúde e correlatas, tanto do setor público quanto do setor privado, em especial professores, técnicos e estudantes, bem como agentes da saúde. A previsão da comissão organizadora é reunir 600 pessoas.

Acesse o edital e orientações para submissão de trabalhos.

Inscreva-se aqui.

Eixos
A programação é dividida em três eixos temáticos principais: “Atenção Primária: Medicina de Família e Comunidade”, “Violência na Sociedade Contemporânea” e “Qualidade de Morte e estratégia de valorização da vida”. Além destes, um quarto eixo transversal perpassa e objetiva dialogar com os outros três.

O primeiro eixo, Atenção Primária: Medicina de Família e Comunidade, é coordenado pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade, Nathan Mendes Souza. As discussões programadas buscam conhecer mais sobre esta especialidade, a que mais cresce no Brasil, e atender expectativas de médicos e demais profissionais de saúde, sobretudo os que tenham dentre suas atribuições a promoção da saúde e a prevenção de agravos.

O Eixo 2, que tem o tema “Violência na Sociedade Contemporânea”, é coordenado pelas professoras dos departamentos de Medicina Preventiva e Social, Elza Melo e Pediatria, Cristiane de Freitas. Segundo elas, o objetivo é sair do senso comum e aprofundar a percepção da temática para além do que assistir passivamente, no dia-a-dia e na mídia.

Os médicos do Hospital das Clínicas da UFMG, Munir Murad e Fabiano Morais, coordenam o 3º Eixo: “Qualidade de Morte e estratégia de valorização da vida”. Da biologia às políticas públicas, passando por questões éticas e de suporte à família, as discussões objetivam chamar a atenção para a adequada assistência a pessoas com indicação para receber cuidados paliativos. Os participantes vão debater, juntos, questões técnicas e dilemas éticos, refletir e buscar posicionamento em relação ao processo de morrer, como a fase mais delicada da vida.

O eixo transversal irá abordar duas importantes áreas: Saúde e Espiritualidade, que tem sido cada vez mais incluído nas escolas de medicina do mundo, e Práticas Integrativas e Complementares, que propõe o uso de terapias complementares ao tratamento médico convencional. A coordenação é do professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Rubens Tavares.

Promoção da Saúde
Assim como em suas edições anteriores, 2008, 2011 e 2014, o evento se centra na discussão da promoção da saúde e sua relação com temas contemporâneos que auxiliam na melhoria da qualidade de vida da população brasileira, além de propiciar espaço para a discussão de novas abordagens no processo de formação dos profissionais de saúde.

O 4º Congresso Nacional da Saúde integra ainda a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.

Mais informações e inscrições na página do 4º Congresso Nacional de Saúde.
(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)