Calendário

Coberturas para o tratamento de feridas são abordadas em videoconferência

Solange2O Projeto Telenfermagem da EEUFMG / Programa Nacional de Telessaúde realizou no dia 17 de Maio a videoconferência sobre “Tratamento de Feridas: coberturas especiais” com a participação de 17 unidades conectadas no estado de Minas Gerais e **. A videoconferência foi ministrada pela enfermeira Sarah Silva, enfermeira representante de vendas Smith&Nephew. Ela relembrou a importância de avaliar de forma técnica e consciente o uso do curativo para as feridas e apresentou o “Wound Bed Preparation”, uma abordagem sistemática para o tratamento de feridas.
Sarah explicou os fatores que interferem no processo de cicatrização e sobre as técnicas para a realização dos curativos, sendo ressaltado o uso do método “TIME” (sigla inglesa). Segundo ela, a preparação do leito da ferida deve contemplar exigências mínimas como: diagnosticar a ferida, entender a causa da feriada e também a aderência do paciente, pois não adianta o profissional demonstrar as melhores intenções e técnicas e o efêmero não aceitar nem se comprometer a seguir o tratamento.
“A otimização da cicatrização de uma ferida segundo o método sugerido “TIME” indica que devemos interagir ativamente com o tipo de tecido, a infecção, a umidade da ferida e a velocidade de avanço da margem epidérmica. T – Tissue (tecido) I – Infection (infecção) M – Moisture (umidade) E – Epidermal margin (bordas da lesão)”, explicou.
Em relação às coberturas utilizadas para o tratamento de feridas, a enfermeira explicou a indicação e o mecanismo de ação de várias coberturas, entre elas: a espuma com prata, a tela de polietileno com prata, o hidrogel, o carvão ativado com prata, a pomada cadexômero de iodo, a manutenção do meio úmido, o filme transparente estéril, o hidrocoloide, a hidrofibra, o Alginato de cálcio, entre outros. Sarah também informou sobre a maneira correta de manipular esses materiais, destacando a importância de sempre buscar informações novas sobre as coberturas.
Finalizou salientando a importância da avaliação da ferida para se escolher o curativo correto e se obter o resultado esperado, além de ser necessário avaliar o estado de saúde geral do paciente e também o custo da cobertura.