Alunos da UFMG beneficiados por programas de assistência serão isentos da taxa de inscrição da Reunião Anual da SBPC

Estudantes de baixa renda da UFMG que contam com assistência estudantil da Universidade, por meio de política executada pela Fundação Mendes Pimentel (Fump), terão acesso gratuito à 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A isenção da taxa de inscrição foi anunciada pela presidente da SBPC, Helena Nader, em entrevista à TV UFMG (assista à integra acima). O evento ocorrerá de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha, como parte das comemorações dos 90 anos da UFMG.

“A UFMG é uma grande parceira, que abriu as portas para nos receber. Como a Universidade tem um programa de inclusão social fantástico para os estudantes de baixa renda, cujo desempenho nos impressionou, estamos oferecendo a eles a inscrição gratuita”, afirmou Nader. A medida, que alcança os estudantes classificados nos níveis 1, 2 e 3, é válida tanto para os interessados em assistir à programação sênior quanto para os que se matricularem nos minicursos.

Da corrupção para a ciência
Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, Helena Nader endossou manifesto proposto pela professora Marimélia Porcionatto, da Unifesp, que reivindica que parte do dinheiro desviado pela corrupção seja destinado à área de ciência, tecnologia e inovação.

“O financiamento da ciência está em crise. Essa ideia da Marimélia tem um precedente. Parte dos recursos repatriados pelo governo brasileiro em 2016 foi destinada para a ciência no fim do ano passado, por meio de acordo entre o ministro Gilberto Kassab [da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações] e [o ministro] Henrique Meirelles [da Fazenda]. Cerca de R$ 1,8 bilhões foram repassados ao MCTIC para liquidar dívidas do CNPq e da Finep, oriundas dos cortes feitos na área de ciência, tecnologia e inovação nos últimos anos”, contextualizou.