Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde é aprovado pela CAPES

adrianeeFoi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG. A proposta prevê uma área de concentração: Gestão de Serviços de Saúde e três linhas de pesquisa: Política, Planejamento e Avaliação em Saúde; Trabalho e Gestão Participativa na Saúde; e Tecnologias Gerenciais em Saúde, com disciplinas planejadas de maneira a articular os conhecimentos e as práticas interdisciplinares, das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas.

O objetivo do curso é formar gestores aptos a atuar na apropriação, execução, acompanhamento e avaliação contínua de políticas públicas de saúde, bem como implantar modelos, estruturas e processos gerenciais, que tornem os serviços de saúde mais eficientes, eficazes e efetivos. A previsão de início do processo seletivo é para o segundo semestre de 2017.

De acordo com a professora Adriane Vieira, coordenadora da comissão que elaborou a proposta, o perfil do mestre em Gestão de Serviços de Saúde é de um profissional inovador, capaz de lidar de forma criativa com as transformações que marcam a gestão da saúde e o ensino superior no país, promovendo a integração e desenvolvimento dos diversos setores comunitários e produtivos da área, atendendo as demandas de uma sociedade que reivindica melhor uso dos recursos públicos.

O mestrado ofertará 30 vagas, sendo sua distribuição definida pelo Colegiado do Curso. O processo seletivo será realizado uma vez por ano. O corpo docente é constituído por 20 professores pertencentes às áreas da Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Nesta terça-feira, 13 de junho, a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Eliane Marina Palhares Guimarães, anunciou oficialmente a criação do primeiro curso de mestrado profissional da Escola de Enfermagem, parabenizando a comissão que trabalhou na construção da proposta e a todos que direta e indiretamente deram sua contribuição. “Agradeço também a importante parceria estabelecida com a Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências Econômicas, desde a criação do curso de graduação em Gestão dos Serviços de Saúde. Reafirmo a satisfação em ver concretizado mais um dos objetivos propostos por esta gestão, com a ampliação das oportunidades de capacitação profissional no nível stricto sensu”.

1gestaoProfessores, alunos e funcionários comemoraram