Calendário

UFMG recebe maior evento científico da América Latina

Apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG abriu, no último domingo, 16, no campus Pampulha, a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema Inovação – Diversidade – Transformações, o maior evento científico da América Latina segue até o próximo sábado, 22, com mais de 240 atividades e participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Na opinião da presidente da SBPC, Helena Nader, será “uma reunião especial, porque comemora os 90 anos da UFMG e os 50 anos da Finep”.

A programação científica inclui 69 conferências, 82 mesas-redondas, 16 sessões especiais e 57 minicursos. Também integram a agenda cinco assembleias, duas reuniões de trabalho e seis encontros de sociedades científicas e entidades, sessão de pôsteres e lançamento de livros.

Gratuito e aberto ao público, o evento deve atrair diariamente ao campus Pampulha cerca de 10 mil pessoas. A inscrição é necessária somente para quem quiser frequentar minicurso (vagas limitadas) ou obter o certificado de participação geral e o material do evento. As inscrições podem ser feitas presencialmente no hall do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), a partir deste domingo, 16.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A cada ano, a reunião é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública.

Esta é a quinta edição da Reunião Anual sediada pela UFMG – as quatro anteriores foram realizadas em 1965, 1975, 1985 e em 1997, há exatos 20 anos.

Feira e cultura
No decorrer da semana, as atividades da SBPC Cultura estarão concentradas em dois horários principais, às 12h30 e às 18h30, e distribuídas em diferentes espaços no campus Pampulha. Outras atividades ocorrem em horários distintos, planejados para não conflitarem com a programação acadêmico-científica.

Vinte e seis instituições, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais, apresentarão novas tecnologias, produtos e serviços na ExpoT&C, feira que poderá ser visitada durante toda a semana em pavilhão climatizado, instalado no gramado da Reitoria.

Pelo quarto ano consecutivo, será realizado, no último dia do evento, o Dia da Família na Ciência. Destinadas à interação com a comunidade, as atividades, que serão desenvolvidas nas tendas da ExpoT&C e da SBPC Jovem, mostram que a ciência faz parte do cotidiano.

SBPC Jovem
Realizada desde 1993, a SBPC Jovem tem o objetivo de estimular o contato de estudantes dos ensinos fundamental e médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, por meio de eventos lúdicos e interativos.

Nesta edição, a programação inclui mais de 30 atividades interativas, que serão realizadas na Tenda Jovem, espaço coberto, com cerca de dois mil metros quadrados, localizado na região central do campus Pampulha, em frente ao prédio da Faculdade de Ciências Econômicas. Haverá estandes, exposições interativas, visitas mediadas, oficinas, além da presença de centros itinerantes de ciências, como o Museu Itinerante Ponto UFMG.

Estão previstas sete atividades culturais, duas rodas de conversa, 17 oficinas, sete exposições (sendo quatro itinerantes), exibição de vídeos, visitas monitoradas, 14 estandes e palestra/visitação mediada. Conheça a programação.

SBPC Afro e Indígena
Em conferências e mesas-redondas, serão discutidos temas como avanços e retrocessos em perspectiva antropológica dos direitos territoriais dos povos indígenas, quilombos, mineração e meio ambiente, caráter subjetivo e sagrado do campo artístico cultural indígena. Conheça a programação.

Minicursos
Cinquenta e sete minicursos serão oferecidos de 18 a 21 de julho, como parte da programação científica. Ministrados por professores de instituições de todo o país, cada minicurso terá duração de oito horas. Para ter direito ao certificado, é preciso obter, no mínimo, 75% de presença. O preenchimento das vagas se deu de acordo com a ordem de matrícula. Caso haja vagas remanescentes, serão ofertadas para matrículas presenciais na secretaria de credenciamento neste domingo, 16. Alunos da UFMG podem utilizar os certificados de participação em minicurso para a obtenção de créditos em seus cursos, na forma de Atividades Acadêmicas Complementares.

Sessão de pôsteres
Diariamente, de 17 a 21 de julho, serão apresentados 174 pôsteres, totalizando 871 trabalhos. Destes, 387 são relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso, submetidos por professores, pesquisadores e estudantes de ensino médio regular ou profissionalizante, de graduação e pós-graduação, das áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, linguística, letras e artes.

Também serão expostos 484 trabalhos encaminhados por 52 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), incluindo os premiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pela primeira vez, a SBPC premiará os melhores trabalhos apresentados. Os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de dezembro deste ano.

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, mais de cem sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento são associadas à SBPC, que conta com cerca de cinco mil sócios ativos.

Mais informações na página da SBPC e no hotsite SBPC na UFMG.
Redação: com Cedecom/UFMG, Jornal da Ciência e Assessoria de Comunicação da Fapemig