Carmésia comemora 10 anos do Internato Rural no município com cerimônia festiva

arquibancada2No dia 22 de julho, no município de Carmésia, comemorou-se os 10 anos da inserção da disciplina Estágio Curricular: Atenção Primária à Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG) usualmente conhecida como Internato Rural da Enfermagem.

A comemoração teve como atividade principal um encontro com o objetivo de celebrar e fortalecer a parceria entre a EE/UFMG e a Prefeitura Municipal, bem como salientar a relevância da inserção dos alunos e do desenvolvimento dos projetos implementados. Esse encontro contou com a participação das autoridades locais, o prefeito de Carmésia, Mário Cesar Silveira e Vieira, o vice-prefeito, Expedito Martins dos Reis e o secrétário de saúde, Josinei Vilarino Figueiredo e das autoridades da EE/UFMG, a diretora, professora Eliane Marina Palhares Guimarães e a coordenadora da disciplina, professora Lenice de Castro Mendes Villela, responsável pela orientação dos acadêmicos de enfermagem do município, desde a primeira turma, em 2007. Além desses, participaram também os profissionais das equipes dos Serviços de Saúde, do Centro de Referência de Ação Social (CRAS), seus respectivos familiares e representantes da comunidade.

Durante a confraternização, a diretora, Eliane Palhares, pontuou a importância do Internato Rural para a formação do aluno e para a saúde da população, e a relevância da manutenção do convênio de forma ininterrupta nestes dez anos, com impacto positivo para todos os envolvidos. Ela destacou quão relevante foi a atuação da professora orientadora do campo, Lenice de Castro Mendes Villela, para o sucesso do convênio. Da mesma forma, o prefeito salientou a importância da experiência do Internato Rural da Enfermagem para o desenvolvimento de projetos para a saúde da população e para a ampliação dos convênios com outras universidades.

IMG 20170727 WA0003 pequenaA diretora Eliane Palhares

A professora Lenice de Castro, em seu agradecimento, reafirmou a importância da disciplina na formação do enfermeiro, no aprimoramento de habilidades e competências necessárias para intervir no processo saúde – doença e a possibilidade do estudante ter uma aproximação com a realidade social, econômica e cultural da população.

Em nome dos acadêmicos que atuaram no município, a enfermeira Rafaela Siqueira, acadêmica do ano de 2012, relatou sobre a experiência do Internato Rural na vida do aluno, além de pontuar sobre a insegurança e a ansiedade de sair da casa dos pais para morar e atuar nos serviços de saúde de um município desconhecido. Ressaltou sobre a forma com que o município, de um modo geral, acolhe os alunos, com muito respeito, afeto e carinho, e a importância desse acolhimento para o desenvolvimento dos trabalhos, para a formação profissional e para o crescimento pessoal. Por fim, agradeceu ao município de Carmésia, à prefeitura e, principalmente, à professora Lenice pela maestria em cumprir o seu dever de orientação dos alunos. “Nunca mais fomos os mesmos. Nossas vidas tiveram um divisor de águas: ANTES e DEPOIS de CARMÉSIA!”, enfatizou Rafaela.

Considerando o fato da orientadora do campo, professora Lenice, estar finalizando suas atividades, devido à aposentadoria, aproveitou-se a oportunidade para agradecer e homenageá-la por sua plena dedicação no sentido de garantir uma formação de qualidade de forma coerente e prazerosa aos futuros enfermeiros. Neste momento, recebeu uma placa de reconhecimento, com os seguintes dizeres: Reconhecimento pelos 10 anos de serviços prestados à saúde pública no município de Carmésia, através do Internato Rural de Enfermagem da UFMG.

Apresentação2A professora Lenice Villela recebeu a placa do vice-prefeito Expedito Martins dos Reis e do secrétário de saúde, Josinei Vilarino Figueiredo e flores do prefeito Mário Cesar Silveira e Vieira

Além deste encontro, ocorreu também, no período da tarde, uma confraternização entre os acadêmicos que atuaram na cidade e os idosos que, desde os primeiros anos da inserção da disciplina no município, participam do grupo “Caminhando pela Vida”, da terceira idade. Nesse momento, o enfermeiro Igor César do Santos Andrade, acadêmico do ano de 2015, representando os demais alunos, relatou sobre a importância que a experiência com o grupo teve sobre seu aprendizado, no que se refere à formação na área de saúde coletiva, na sua formação pessoal e na escolha profissional. Aproveitou-se a ocasião para apresentar o vídeo: “Linha do Tempo”, produzido pela acadêmica do ano de 2013, atual enfermeira Taísa de Paula Gonçalves, para agradecer e homenagear a população.