Alunos e professores promovem ação do Agosto Dourado em prol do aleitamento materno

IMG 20170817 WA0042Para valorizar a amamentação e divulgar o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, é promovida a campanha “Agosto Dourado”, com ações de conscientização e esclarecimento a respeito do tema. A Escola de Enfermagem da UFMG participa dessa estratégia promovida pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde de mobilização social, que visa conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno, considerado o melhor alimento para o bebê. Alunos e professores organizaram painéis informativos que estão localizados no 2º e 4º andares da Escola.

Esta atividade é uma ação de extensão coordenada pela professora Torcata Amorim, juntamente com os docentes das disciplinas saúde da mulher e saúde da criação e adolescente, bolsistas e alunos da Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres da Escola de Enfermagem da UFMG (LAICCAM). A professora destacou que esta é mais uma forma de promover, proteger e incentivar o aleitamento materno, bem como sua importância. “Também é uma atividade onde os alunos são envolvidos em prol do aleitamento”, enfatizou Torcata.

Benefícios do aleitamento materno
O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por possuir inúmeros benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. É capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Ele contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação antes dos seis meses de vida, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos a alergias e no combate a anemia.
Mas os benefícios não são só para o bebê, a mãe também é favorecida com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Ajuda também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.

muralSemana Mundial de Aleitamento Materno
De 1 a 7 de agosto ocorre, em 150 países, entre eles o Brasil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Esta comemoração faz parte de uma história mundial voltada para sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.
No Brasil, desde 1999, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A cada ano esta comemoração tem um tema definido que pode ser adaptado a cada país, a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados. Materiais são preparados e distribuídos para que o tema seja divulgado.
Este ano o tema aqui no Brasil é: Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse.

Agosto Dourado
O “Agosto Dourado” é uma extensão da SMAM e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Laço Dourado é, em si, uma maneira de promover o valor da amamentação para a sociedade.