Calendário

Trabalhos de doutoranda são premiados no 13º Congresso da Sobecc

Lucia2Dois trabalhos científicos de autoria da aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFMG, Lúcia Maciel de Castro Franco, orientanda da professora Flávia Falci Ercole, foram premiados no 13º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (13º Congresso da Sobecc). Nesta edição do evento, que aconteceu entre os dias 12 a 15 de setembro no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, o tema central “Os preceitos norteadores da prática perioperatória: ética, competência e responsabilidade” permitiu refletir sobre os preceitos norteadores da prática perioperatória além de conhecer inovações em tecnologias cirúrgicas visando sempre a segurança do paciente.

O trabalho “Banho pré-operatório na prevenção de infecção cirúrgica: revisão sistemática e metanálise”, que recebeu Menção Honrosa na categoria pôster, teve como objetivo avaliar o impacto do banho com gluconato de clorexidina 4% na prevenção de Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC), em cirurgias limpas, quando comparado ao banho com solução placebo e sabão sem antisséptico. Foi realizado em parceria com Gláucia Fernandes Cota, médica do Centro de Pesquisas René Rachou (Fundação Oswaldo Cruz, Minas Gerais),  e com Tatiana Saraiva Pinto, aluna do curso de Enfermagem da EEUFMG.

O trabalho “Efeitos do banho pré-operatório na prevenção de infecção cirúrgica” recebeu Menção Honrosa na categoria Higienização e antissepsia cirúrgica de mãos e peles, no Concurso "Liderando o conhecimento em busca da excelência na prevenção de infecção". Teve como objetivo avaliar o efeito do banho pré-operatório utilizando as soluções gluconato de clorexidina a 4%, PVP-I degermante a 10% ou sabão sem antisséptico, na prevenção de ISC em pacientes submetidos à cirurgia eletiva de artroplastia do quadril. Foi realizado em parceria com a professora Tânia Couto Machado Chianca; Luiza Lamounier e Tatiana Saraiva Pinto alunas do curso de Enfermagem da EEUFMG e Priscila Ferreira Souza Pereira, biomédica. Lúcia destacou a importância dessa premiação. “Representou o reconhecimento de que vale a pena investir esforços na produção do conhecimento”.