Idiomas sem Fronteiras amplia oferta de cursos e abre inscrições

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFMG iniciou o processo de inscrições para cursos em cinco línguas: inglês, francês, espanhol, italiano e português como língua adicional. Nos três últimos casos, é a primeira vez que os cursos são oferecidos. As aulas terão início no dia 23 de outubro, e as inscrições podem ser feitas até 5 de outubro (a exceção é o curso de inglês, que aceita inscrições de 30 de setembro a 9 de outubro).

Os cursos são abertos a estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento, professores e servidores técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG.

De curta duração (16 e 32 horas), os cursos têm foco no desenvolvimento linguístico acadêmico, ou seja, nas necessidades do público-alvo, contemplando aspectos como competências interculturais, produção de textos e contexto cultural e acadêmico dos países onde se falam os idiomas. Os professores são alunos de graduação em Letras na UFMG que se destacam em suas habilitações.

“Os cursos de curta duração e ofertados várias vezes ao ano propiciam flexibilidade aos alunos, que podem dar sequência à formação, em níveis mais avançados”, ressalta a professora da Faculdade Letras Climene Arruda, uma das coordenadoras pedagógicas do programa, ao lado da colega de unidade Ana Larissa Oliveira. A coordenação geral do Idiomas sem Fronteiras na UFMG é da professora Deise Prina Dutra, também da Fale.

O Idiomas sem Fronteiras é um programa de alcance nacional que institui política linguística para a internacionalização do ensino superior brasileiro, promovendo a formação especializada de professores de línguas estrangeiras.

As inscrições devem ser feitas no site do MEC. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3839.

Saiba mais sobre os cursos.

Espanhol
Competências interculturais em contexto acadêmico de língua espanhola
Nível A2
Carga horária: 16 horas
Pré-requisito: conhecimento da língua comprovado com resultado de exame de proficiência ou curso equivalente ao nível A1 (MCER).

Francês
Aspectos interculturais presentes em contexto universitário de países de língua francesa
Nível A2
Carga horária: 16 horas
Pré-requisito: conhecimento da língua comprovado com resultado de exame de proficiência ou curso equivalente ao nível A1 (CER).
A comprovação do conhecimento prévio será feita durante as reuniões de seleção, de 11 a 20/10/17, em locais e horários que serão informados aos alunos selecionados.

Introdução à língua e à cultura italiana para fins acadêmicos
Nível A1
Carga horária: 32 horas

Português como Língua Estrangeira/Adicional
Aspectos da cultura brasileira
Nível B1
Inscrições: 26/9 a 5/10
Pré-requisito: o curso é destinado a alunos estrangeiros oriundos de instituições parceiras da UFMG, candidatos ao PEC-G ou ao PEC-PG ou discentes, professores, pesquisadores e estagiários da UFMG cuja língua materna não é o português.
É necessário, ainda, ter conhecimento prévio de português, comprovado por certificado do Celpe-Bras (nível intermediário ou superior), de exame de proficiência equivalente ao nível A2 ou superior (Quadro Europeu Comum de Referência) ou curso de português equivalente ao nível A2 ou superior.

Inglês
Produção Oral: Interações Acadêmicas
Produção Escrita: Abstracts
Carga horária: 32 horas
Inscrições: 30/9 a 9/10
Pré-requisito: vínculo ativo na plataforma do curso online de Inglês – My English Online – ou certificado do TOEFL ITP, por meio do Programa IsF-Inglês.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)