Palestra apresenta avanços da pesquisa brasileira sobre os efeitos do zika vírus no cérebro

"Estudo sobre a biologia do vírus zika em células neuronais e organoides cerebrais” será o tema da palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB - UFMG), no próximo dia 21 de fevereiro, às 11h. O palestrante será Stevens Kastrup Rehen, pesquisador e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e diretor científico do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. A entrada é gratuita.

No evento, o professor apresenta os resultados de artigo publicado por seu grupo 100% brasileiro na revista Science, uma das revistas científicas mais importantes do mundo, liderado por Stevens e conduzido por mais 9 pesquisadores da UFRJ e do Instituto D’Or. Ele também fala sobre a atual pesquisa, que ainda não foi divulgada, e que investiga os resultados colhidos do artigo. Saiba mais sobre Stevens Rehen.

A pesquisa baseou-se na produção, em laboratório, de estruturas que se assemelham à fase embrionária do cérebro. Conhecidas como mini-cérebros, as estruturas foram produzidas a partir de células-tronco. A infeccção do vírus da Zika nessas estruturas reduziu o seu tamanho em 40%. A partir deste estudo, foi possível associar tais resultados aos danos cerebrais observados em casos de microcefalia. O evento é coordenado pela Fabíola Ribeiro, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

LEIA O ARTIGO
“Zika virus impairs growth in human neurospheres and brain organoids” - Patricia P. Garcez, Erick Correia Loiola, Rodrigo Madeiro da Costa, Luiza M. Higa, Pablo Trindade, Rodrigo Delvecchio, Juliana Minardi Nascimento, Rodrigo Brindeiro, Amilcar Tanuri, Stevens K. Rehen

(Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG)