Professoras da Escola representam UFMG em encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde

Certificado Solange e VanessaAs professoras Solange Cervinho Bicalho Godoy e Vanessa de Almeida Guerra representaram a UFMG no I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups), que aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB). O objetivo do evento foi articular parceiros, certificar universidades e lançar a Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde/ ReBraUPS.

Sobre a participação da UFMG, a professora Solange Godoy destacou o fortalecimento da Promoção da Saúde dentro do ambiente da universidade e a importância de compartilhar experiências já consolidadas pelas Redes. “Nossa proposta é transformar esse espaço acadêmico em uma fonte de inovação, conhecimento e solidariedade, estendendo-se por caminhos intersetoriais e interinstitucionais. A UFMG passa a integrar a Rede Brasileiria de Universidades Promotoras da Saúde a partir da assinatura do Termo de Adesão à Rede Brasileira de Universidades Promotora da Saúde pela reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida”.

A professora Vanessa de Almeida Guerra relatou que a partir dessa representação na Rede, terá desdobramento de ações vinculadas à pesquisa, extensão e ensino. “É uma proposta de trabalho em Rede que conta com a participação de 44 universidades públicas, sendo uma das ações estratégica do GT de Promoção da Saúde da ABRASCO" finalizou a professora representante do Núcleo Executivo do GT.

A diretora Eliane Palhares, também representante da UFMG na proposta, destacou que participar da criação da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde, como parte integrante da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Salud (RIUPS) permitirá a troca de saberes e experiências na área da saúde. "Várias são as iniciatitvas promovidas pela Universidade, no entanto, precisam ser sistematizadas de forma a contribuir para uma nova cultura de formação dos nossos alunos e dos profissionais, garantindo a aproximação teoria e prática", enfatizou.