Série Viver UFMG apresenta os percursos da vida acadêmica

Pós-graduação, pesquisa e inovação na graduação e planejamento da trajetória curricular são temas que serão abordados na edição de segunda-feira, dia 14, da série Viver UFMG. As atividades ocorrerão no CAD 2, campus Pampulha, e na Escola de Arquitetura.

O seminário Pós-graduação: quando e como? Somente após a graduação?, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, visa incentivar os estudantes a ingressarem na pós e mostrar que essa decisão pode ser tomada ainda na graduação. Serão apresentadas as modalidades de programas e discutidos possíveis percursos e o desafio de promover na UFMG uma pós-graduação internacionalizada, inclusiva e acolhedora. A conversa será no Auditório A 104 do CAD 2, às 12h30.

A Pró-Reitoria de Pesquisa organiza a apresentação Como participar de pesquisa e inovação na graduação?, também no auditório do CAD 2, às 19h. Três professores de diferentes áreas falarão de suas experiências como pesquisadores: o coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neurociências do ICB, Márcio Flávio Dutra Moraes, que participou de um programa de treinamento na Nasa; Ado Jorio, professor do Departamento de Física do ICEX e considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, e Maurício Loureiro, do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música Maurício, que vai relatar sua experiência na Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha).

Por fim, a Pró-reitoria de Graduação realizará o seminário Você sabe como planejar sua trajetória curricular na UFMG?, no auditório da Escola de Arquitetura, às 19h. A conversa visa apresentar os diferentes percursos que podem ser percorridos durante a graduação: formações Transversal, Avançada, Complementar (Pré-estabelecida ou Aberta) e atividades complementares (iniciação científica, monitoria, participação em empresas juniores e equipes de competição). O seminário será conduzido pelos professores Bruno Teixeira, da Escola de Engenharia, Adriana Valladão, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e Paulo Nogueira, da Faculdade de Educação.

Os seminários também integram as atividades complementares do noturno programadas para segunda-feira. A participação, gratuita, gera certificado. As inscrições devem ser feitas pelo Moodle.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)