Oficinas sobre práticas de saúde e bem-estar serão realizadas nesta quinta-feira

SAUDE BEM ESTARHoje é dia de pôr em prática dicas milenares para se alcançar boa saúde e bem-estar com atividades culturais e alternativas, como teatro, musicoterapia, biodança, medicina tradicional chinesa, antroposofia e meditação. Essas atividades se destacam na programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que prossegue até amanhã, 18.

Das 9h às 12h, o Conversatório: escutas acadêmicas na e da UFMG põe em pauta a importância desses espaços de acolhimento e escuta de pessoas com sofrimento psíquico. Estudantes e responsáveis pelos colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação se reúnem com representantes da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para essa conversa, no auditório da Reitoria.

O entorno da praça de Serviços recebe apresentação de pôsteres, atividade coordenada pelo Serviço de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), das 11h30 às 13h.

À tarde, serão realizadas duas oficinas de práticas para saúde e bem-estar nos campi Saúde e Pampulha. Das 16h30 às 18h, na Praça de Serviços, as professoras Marina Freire, da Escola de Música, Rita Gusmão, da Escola de Belas Artes, e Iza Andrade, da Escola de Biodanza Rolando Toro de Minas Gerais, ministram a oficina de musicoterapia, biodança e teatro, com moderação de Fabíola Oliveira, do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast/UFMG).

No campus Saúde, no Teatro de Arena, das 17h às 18h30, ocorre a outra oficina de medicina tradicional chinesa, antroposofia e meditação, com participação dos professores Rubens Tavares e Sara Paiva, da Faculdade de Medicina, e Fabrício Batista, médico antroposófico. A professora Regina Ribeiro, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, fará a mediação dessa oficina e, em seguida, no mesmo local, ela coordenará a oficina de confecção de fantasias para o desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que será celebrado na sexta-feira, dia 18.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)